top of page

Rio Guadiana . Elvas

Rio Guadiana (Elvas) . 20km . 4h

Aproveitando as férias da Páscoa resolvi explorar o Rio Guadiana tendo por objetivo descobri o local onde deixa Espanha e entra em território portugês.

Chegada a Elvas sigo pela bonita e tipicamente Alentejana estrada EM511 que vai em direção a Espanha - Olivença. Assim que avisto o rio e a placa a identificar "Rio Guadiana" saio de estrada para o lado direito. Existem vários caminhos de terra que facilmente nos levam a ficar muito perto da água.

Na Páscoa é tradição no Alentejo ir-se ao campo fazer piqueniques, por isso toda esta zona estava super lotada de famílias e amigos a celebrar.

É um local muito bonito pois ainda se podem ver as ruínas da antiga do século XVI - Ponte da Ajuda.

Entrei na água com relativamente facilidade aproveitando uma pequena bacia com pedras evitando assim a lama. E comecei a remar para montante do rio (contra corrente na direção da nascente) pois queria encontrar o ponto onde entra em Portugal. A corrente é muito suave pelo que não existe grande dificuldade. É um passeio onde as principais dificuldades são os pequenos açudes e a pouca profundidade o que me fez andar muitas vezes a empurrar a segurar a prancha.

Existem vários antigos moinhos de água e algumas (poucas) casas na berma, talvez até se consiga ir de carro um pouco mais para cima.

Passados cerca de 3,5km é impossível continuar a subir o rio pois a existem ramos e árvores dentro do rio e não existe passagem. Penso que fiquei a aproximadamente 3 km do ponto onde o rio entra em Portugal.

Chegada a este ponto foi altura de regressar para o ponto de partida, e continuar a descer uma pouco mais o rio para explorar um pouco mais.

Remei para jusante durante mais 6km e quando cheguei à zona da Juromenha mesmo em frente a um clube náutico no lado espanhol dei meia volta e regressei para o ponto de partida fazendo no total 20km de remada.

Neste troço do rio devemos ter cuidado com as árvores submergidas, pois são muitas e troncos muito grandes.

Neste viagens o mais interessante são os encontros e histórias das pessoas com que nos vamos encontrando. Entrei na água às 11h30 e um pouco antes disso estive à conversa com um "local" durante alguns tempo que me deu algumas informações preciosas. Agradeci e comecei a minha remada. Quando cheguei cerca das 16h00 estava já junto ao carro vejo o mesmo senhor em passo apressado a dirigir-se na minha direção e quando chegou perto de mim fez uma festa e disse-me que já estava muito preocupado e tinha ficado este tempo todo de "olho" à espera que eu chegasse ... até pode ser presunção, mas coisas destas só mesmos no nosso Portugal .o)

Isa Sebastião no Rio Guadiana

Para quem não quiser aventurar sozinho(a) pode recorrer á Alentejo Break que opera no Guadiana.

bottom of page