"A Caminhada para o cume não se faz com as pernas mas sim com o coração"
A Serra de Gredos é um local relativamente perto de Portugal e onde se pode começar a fazer umas caminhadas interessantes para quem tem pouca experiência na montanha. Devemos estar sempre acompanhados de pessoas experientes, pois a montanha pode ser muito perigosa para que não a conhece.
Dia 1 . 10.Out.2002
A viagem com partida de Lisboa faz-se de carro e seguimos para a A6 até Espanha, já em Espanha seguimos a direção de Cáceres, depois Salamanca, e Salamanca/Plasencia. Daí Barca D'Avila e Hoyos de Espino. Nesta vamos por estradas muito bonitas.
Levamos cerca de 6h30 a chegar a Hoyos que é a localidade mais próxima da Serra de Gredos, em Hoyos ficamos acampados no parque de campismo - El Camping de Gredos
Dia 2 . 11.Out.2003
Alvorada às 6h00, como uma noite mal dormida devido ao frio. Arrancamos de carros até à Plataforma de Gredos e aí deixámos o carros e iniciamos a caminhada.
Da Plataforma até ao Refugio Lagua Grande (Elola) vamos por um bonito trilho ladeado de grandes pedras e cores pastel, as cabras montesas são uma constante. E de vamos encontrar o miradouro los Barrerones onde nos deparamos com a fantástica vista do fantástico Circo de Gredos e da Laguna Grande. Chegamos à Laguna Grande e temos de ladeá-la passando numa passagem muito estreita do lado esquerdo onde temos uma corda para nos agarrarmos.
Aí encontramos o refugio que é um local ótimo para descansar um pouco e comer ou beber algo quente e daí partimos para a ascensão ao cume do Almanzor que foi o pico que escolhemos fazer por ser o de maior altitude e mais "mítico". Nesta fase o trilho é mais técnico e difícil mas acessível a qualquer pessoa com boa condição física e com algum treino para a montanha.
Passamos a Portilla Bermeja com pedra/calhau grandes, depois o Corredor del Crampon muito mais íngreme e estreito, chegados ao colo (Portilha del Crampon) é altura de largar as mochilas para subir mesmo ao "piquinho"
Para conseguirmos chegar mesmo ao pico temos de fazer 3 ou 4 passos de escalada e pode ajudar ter uma corda.
Fotos tiradas está na altura de voltar para baixo.
Atenção: as descidas que são normalmente mais perigosas que as subidas e neste caso a descida é feita a um ritmo mais lento e deve ser cuidadosa. Depois de chegarmos novamente à Laguna Grande a descida até à plataforma já é bastante mais acessível, não fosse a chuva intensa que começou a cair e seria perfeito.
Plataforma - Refugio = 2h30
Refugio - Pico do Almanzor (2592m) = 1h45
Pico do Almanzor - Refúgio = 2h00
Refúgio - Plataforma = 2h00
Chegados à plataforma é altura de regressar ao Camping para uma noite de descanso.
Dia 3 . 12.Out.2003
Dia de regresso a Lisboa!