top of page

Dicas para Albergues e Pousadas

Com o acumular de viagens de bicicleta pelos caminhos de Santiago vamos conseguindo melhorar a nossa qualidade de vida nos albergues e pousadas com pequenos truques e pormenores, por isso aqui ficam algumas dicas:

- GANCHO: Muitos dos duches dos albergues não têm onde pendurar toalha e roupa, pelo que um pequeno gancho pode fazer maravilhas! este mesmo gancho pode ser muito útil quando ficamos no beliche de cima e facilmente penduramos um saco com o relógio, telemóvel, livro ou o que quisermos no nosso 1º piso .o)

- FRONHA: Em todos os albergues temos almofadas, como tal podemos levar uma fronha de casa o que vai aumentar bastante o nosso conforto e sem grande acréscimo de peso. ATENÇÃO: em Espanha e França utilizam travesseiros, logo o ideal é uma fronha de travesseiro.

- LENÇOL: Se viajarmos por Espanha o saco cama poderá até ser substituído por um lençol que é bastante mais leve. Em Portugal aconselho a que viagem mesmo no Verão com saco cama, pois as noites são bem mais frias.

- MOLAS: Levar 4 a 6 molas pode ser uma otima ideia se quisermos lavar e estender roupa. Alguns albergues têm molas, mas muitos não têm e em alguns até se vendem. Não pesam e não ocupam espaço, porque não ir prevenidos :o)

- SACOS: O ideal é ter alforges impermeáveis e que se soltem do rack facilmente, mas para quem não os têm pode ser uma boa opção ter as nossas coisas dentro de sacos dentro dos alforges. Assim em caso de chuva poderão estar um pouco mais protegidas e à noite podemos tirar apenas o saco de dentro do alforge e não é necessário estar a tirar os alforges.

- POWERBANK: muitas vezes quando chegamos aos albergues as tomadas elétricas estão todas ocupadas, opto sempre por carregar relógio, luz e telemóvel no powerbank e durante a noite carrego o powerbank.

- PEQUENO ALMOÇO: Como opto por começar a pedalar de madrugada, na noite anterior compro no super mercado um primeiro pequeno almoço e assim começo o dia já com energia. Em muitos albergues temos cozinha e frigorifico o que facilita bastante.

- CADEADO: nunca senti qualquer tipo de insegurança mas vale mais prevenir ... um cadeado torna-se uma peça importante principalmente nos albergues muito grande e com muito gente e onde as bicicletas ficam isoladas. Não se esqueçam de prender também na roda da frente!

bottom of page