Lisboa está a tornar-se uma cidade mais clicável e os km de ciclovias estão aumentar e podem ser uma boa alternativa para passeio e/ou treino de uma forma mais segura em alternativa a rolar pelas estradas com trânsito frenético da cidade.
Percurso de 40 km . 2h15 . 488m de Elevação
Saindo de casa tenho de subir a Rua do Cruzeiro e a Av. da Universidade Técnica para chegar a Monsanto, na primeira rotunda saio na primeira em direção à Av. Keil do Amaral e quando chego à rotunda desta avenida vou para a esquerda na saída do antigo Chimarão de Monsanto.
Ai, entro na estrada que está cortada ao trânsito e tenho finalmente uma bela descida sem qualquer preocupação pois a via está interdita à circulação de carros. No final da descida temos ainda alguns metros em plano e chegamos à estrada do campo de Clube de Rugby de Direito.
Ai pode optar-se pela estrada ou pelo trilho paralelo a esta.
No final desta estrada vamos encontro um cruzamento com semáforos, e viro à esquerda, em direção á rotunda do estádio de Pina Manique. E finalmente nessa rotunda avistamos a entrada na ciclovia.
São cerca de 3km paralelos à estrada e em ligeira descida, por ser colada à radial de Benfica este troço não é muito tranquilo pois o barulho dos carros é sempre muito.
Esta fase da ciclovia termina numa grande rotunda em Campolide, o tapete vermelho termina temporariamente e circundada-se a rotunda para subir o passeio e voltar a ter o "tapete"
Um pouco mais à frente é necessário atravessar a estrada e começo a subir o Jardim da Amnistia Internacional, um espaço muito agradável. No final deste atravesso uma ponte sob a Av. Calouste Gulbenkian e continuo a subir até avistar o Palácio da Justiça, onde a subida acaba e viro à esquerda sendo que a ciclovia segue agora pelo passeio.
Desço a Rua Marquês da Fronteira e atravesso nos semáforos de S. Sebastião até chegar à Av Duque de Ávila. Logo no inicio da avenida impõem-se uma paragem para um café no Vélocité Café (com bicicleta é mais barato).
E sigo por esta avenida até virar à esquerda para entrar no novíssimo troço da Avenida da Républica.
Na Av. da República percorro cerca de 1,5km (atenção aos semáforos) e chego à rotunda de Entrecampos e a próxima fase ainda está em obras pelo que o percurso até ao Jardim do Campo Grande - Alameda da Universidade é um pouco anárquico, mas penso que daqui a muito pouco tempo as obras irão estar acabadas e a ciclovia fácil de identificar.
Na alameda das universidade viro para a direita e entro na Avenida do Brasil, a ciclovia nesta fase segue pelo passeio. Quando deixo de ver o corredor da ciclovia atravesso nos semáforos para o lado contrário da avenida e volto a encontrar o corredor vermelho e estou no alto do Parque José Gomes Ferreira, continuo paralela ao parque sem entrar (ma também o podemos fazer) e quando o passeio acaba viro à direita e atravesso a Av. Almirante Gago Coutinho.
Subo uma pequena rampa e a ciclovia entra numa zona onde não se vê a estrada apenas vegetação, até que volto a ver novamente alcatrão e o bairro de Marvila. Atravesso a Avenida para o lado contrário e entro nos Olivais.
Nos Olivais a ciclovia segue pelo passeio até que entro no bonito parque do Vale do Silêncio e vou sempre a descer até voltar a rolar pelo passeio novamente paralela à Av. de Berlim e rapidamente chego à estação do Oriente onde a ciclovia acaba momentaneamente para voltar a ter o tapete agora verde na renovada zona do Parque das Nações.
Na ciclovia do parque das nações optei por ir em direção à Torre Vasco da Gama e mesmo junto à torre podemos seguir pelo passeio marítimo, no entanto como tem sempre muitos peões opto normalmente por seguir pela Avenida dos Oceanos que tem pouco trânsito e uma sombra muito agradável. Na rotunda que fica por baixo do viaduto faço inversão e regresso pela mesma estrada até voltar a entrar no corredor verde e assim contínuo.
Quando o "verde" acaba continuo pelo passeio até à torre da Galp e aí viro para o passeio junto ao rio e sigo pelo passeio.
Entro depois na zona de "pavé" junto à BMW e pouco depois recomeça a ciclovia sempre junto ao rio. Segue-se depois uma zona de obras, é possivel continuar na estrada que com as obras está interdita ao trânsito ou continuar junto ao rio em "pavé" terra e areia.
Pouco depois entro no tapete vermelho da Rua da Cintura do Porto de Lisboa, e assim sigo até passar por baixo do viaduto e atravessar a linha do comboio. Quando a ciclovia termina vou pelo passeio passando pela Estação de Sta. Apolónia.
E pouco depois chegar à praça do Comércio, depois da praça voltamos a ter ciclovia marcada com empedrado e é um "tirinho" até ao Cais do Sodré. Agora podemos escolher em seguir junto ao rio (o que fiz) ou ir pela nova ciclovia da Av 24 de Junho. Seguindo junto ao rio chega-se muito rapidamente a Alcântara onde termino pouco depois o treino deste dia.