top of page

Que Pedais Usar? Encaixe x Plataforma

Todas as opções que fazemos relativas ao equipamento são uma questão muito pessoal e só a experiência nos vai dizendo o que mais se adequa ao nosso caso. Talvez por isso, se gaste mais dinheiro do que o necessário quando começamos a fazer as nossas primeiras viagens.

Os amigos e conhecidos são os primeiros a darem-nos conselhos e de seguida as pessoas que trabalham nas lojas a que nos dirigimos, o melhor que podemos fazer na minha opinião é ouvir todos os "conselhos", e pensar nas suas lógicas e talvez o mais sensato seja seguir aqueles que vem de pessoas que fazem o mesmo que nós pretendemos. Ou seja, se queremos viajar numa perspectiva de cicloturista por todo o tipo de terreno, devemos aconselharmo-nos por quem também já fez viagens.

O tipo de pedais a utilizar foi uma das coisas que em que reuni mais consensos, todos me aconselhavam a usar Pedais de Encaixe! quase que é uma "blasfémia" não o fazer. Como boa menina assim fiz, e lá fui nas minhas primeiras aventuras sempre com pedais de encaixe, mas a solução não me agradava muito e apesar de me ter adaptado bem não estava 100% satisfeita.

Até que me cruzei com alguém que já percorreu meio mundo de bicicleta (MUXIMA) e me aconselhou o contrário, era só o que precisava para fazer a mudança para Pedais de Plataforma que dão uma boa base ao pé e aderência.

E neste momento tenho 200% a certeza que para o meu caso o PEDAIS DE PLATAFORMA são os mais adequado:

- Posso usar qualquer tipo de calçado (pedais de encaixe requerem ténis especiais).

- Posso levar apenas um calçado (com os sapatos de encaixe é desconfortável andar - ferro a bater no chão).

- Nunca corro o risco de cair porque não tive tempo de desencaixar o pé.

- Não tenho pressa de chegar e como tal não preciso de tanta performance de pedalada para lucrar com o encaixe, além do mais nem sequer tenho técnica para que o encaixe se torne realmente mais eficiente.

E aqui estão as razões que pesam a favor dos Pedais de Plataforma :o)

bottom of page